segunda-feira, 20 de abril de 2015

Autorretrato de Diogo Domingues



         Chamo-me Diogo, tenho 14 anos e sou um adolescente de estatura média, bonito e magro.
         O meu rosto é oval e nele destacam-se os meus olhos azuis como o mar. O meu nariz é pequeno e os meus lábios normais. Tenho cabelo claro e curto, ombros pouco largos, braços compridos e pernas curtas.
         Eu já fui muito divertido, mas agora vejo-me como o mar em bandeira amarela. Sou um rapaz teimoso e responsável, e com isso só ganho, nunca perco. Eu adoro desporto e gosto de ter espírito competitivo.
         Enfim, sou normal como todos os outros, mas gostava de ser mais alto, pois, às vezes, sinto-me muito embaraçado por ser pequeno. Adoro ser bom aluno.

Autorretrato de Cláudia Estarreja



Olá, chamo-me Cláudia e sou uma rapariga de 14 anos. Tenho estrutura média e pele morena.
O meu rosto é oval e nele há sempre vários caracóis que se metem à frente dos olhos, pertencentes ao meu cabelo castanho claro. Tenho pestanas longas e negras que realçam os meus grandes olhos castanhos e cheios de alegria e lábios suaves e avermelhados.
Sou uma pessoa “viva” e bem disposta, e tento sempre passar a minha energia para os outros. Considero-me uma rapariga amigável e cheia de vontade de viver, mas muito insegura e ciumenta.
Faço atletismo federado e, quando corro, penso na alegria que vou levar para casa! Vou tendo vitórias e derrotas, mas ando sempre com um sorriso na cara.
Enfim, sou uma menina que tenta ir até ao final de tudo com as armas que possui!

Autorretrato do Carlos


O meu nome é Carlos, sou um rapaz de 14 anos, pequeno, magro e tenho a pele branca.
O meu cabelo é castanho, os meus olhos castanhos claros e as minhas orelhas  pequenas. Tenho nariz  pequeno bem como a boca, apesar de falar muito, e as minhas mãos também não são muito grandes.
Sou um grande cromo, divertido, mas muito chato. Gosto de ouvir rap e remix e gosto muito de andar de palinha.
       Se pudesse mudar alguma coisa em mim, mudava a minha altura, porque sou muito pequeno, falava menos, portava-me melhor e era menos “bruto” para quem gosta de mim.       

Autorretrato da Alexandra



Eu chamo-me Alexandra e tenho 14 anos. Sou uma rapariga de estatura média e tenho a pele branca como as nuvens do céu.
A minha cara é oval, tenho o cabelo que muitas pessoas gostavam de ter: ruivo, ondulado, longo e, às vezes, despenteado. Os meus olhos são castanhos e tenho sardas da mesma cor.
Sou simpática para todos, amiga até dos cães, brincalhona e, às vezes, um bocadinho chata e muito tímida quando estou à frente de muitas pessoas mesmo que não pareça. Nunca desisto dos meus objectivos e, muitas vezes, fico maluca de um momento para o outro. Tenho espírito de equipa e sou preguiçosa.
Uma coisa que eu gosto de fazer é jogar à bola coisa que é raro numa rapariga e, quando jogo, as outras pessoas começam a olhar e, claro, fico como um tomate, com as bochechas vermelhas.

Autorretrato de Andreia Moniz



Eu sou a Andreia, tenho 14 anos, uma estrutura média e pele branca como a neve. Sou magra e vejo-me como uma pessoa saudável .
Tenho rosto oval, cabelo castanho e muito volumoso, grandes olhos verdes, nariz médio e boca pequena de lábios finos. Os meus braços são finos, os ombros e a cintura estreitos. Tenho pernas finas e mãos médias que têm frieiras no inverno.
Sou uma pessoa alegre, amiga e dou muito carinho a quem precisa. Por vezes, sou insegura e envergonhada, mas sou muito atenta.
Ando sempre bem-disposta e ajudo quem precisa, mas, às vezes, zango-me com pessoas que não têm cabeça para pensar.
Por fim, sou uma pessoa que se preocupa com a escola, dou sempre o meu melhor e tento esforçar-me ao máximo. Podia melhorar uns aspectos negativos que tenho, mas sinto-me feliz como sou.  

quinta-feira, 12 de março de 2015

Samel, a terra maravilhosa

      Samel é uma localidade do distrito de Aveiro , concelho de Anadia e freguesia de Vilarinho do Bairro. Para se chegar a esta aldeia, o turista pode apanhar a estrada nacional de Cantanhede para Aveiro.
      A localidade tem este nome, porque, conta a lenda, um dia, um rei passou na localidade e reparou que havia muitas colmeias de abelhas e decidiu chamar-lhe Samel, nome que dura até hoje.
     Passando pela aldeia, podemos visitar o Centro Cultural e Recreativo de Samel, que tem todos os troféus ganhos pela nossa equipa, Futebol Clube de Samel que é a filial nº 25 do Futebol  Clube do Porto. Depois da sede, pode explorar a pequena capela cujo santo padroeiro é São João Batista. Em Junho, celebra-se o São João com uma grande festa que inclui uma procissão, na qual qualquer pessoa pode participar. Nesta festa, também pode assistir a um concerto e ao desfile da marcha de Samel e, no fim, a tradicional sardinhada ou uma bela febra assada. 
       Venha a esta  terra e não se arrependerá.
Simão

domingo, 1 de março de 2015

As maravilhas da Pedreira de Vilarinho



         A Pedreira de Vilarinho localiza-se a cerca de 3 quilómetros de Vilarinho do Bairro, o seu distrito é Aveiro e o seu concelho é Anadia. O nome desta terra deve-se à existência de duas pedreiras fortemente calcárias onde se vendia muito calcário para Vilarinho do Bairro.
         É uma aldeia lindíssima onde podemos observar uma casa do tempo do classicismo, um tanque para lavar a roupa que de momento não está pintado, mas que ainda se encontra como antigamente, uma fonte cuja água antes era usada para fazer comida e uma fábrica de ervas para chá.
         A casa do tempo do classicismo era a mais alta da Pedreira e pertencia ao maior agricultor da zona. Este também era proprietário da fábrica de ervas para chá, que se localiza ao lado da sua casa. Ainda há ruínas da fábrica que está junto de grandes terrenos para onde era preciso, para plantar os chás, muita mão-de-obra que o proprietário da fábrica chamava, consoante precisava, a população da Pedreira.
         Pedreira de Vilarinho é uma aldeia pequena, mas muito bonita. Visite-nos, não se arrependerá!
Diogo Domingues